24 agosto 2005

Estes Ingleses devem estar loucos...

…sabiam que o governo do Sr. Blair está a criar uma lei de protecção aos patrocinadores dos Jogos Olimpicos de 2012 em Londres?

http://news.bbc.co.uk/sport1/hi/other_sports/olympics_2012/4744983.stm

Palavras como "Olimpicos", "Verão", "Londres" e "2012" e muitas outras estarão protegidas de forma a proteger os patrocinadores, dizem.

Este tipo de legislação pode criar precedentes perigosos uma vez que a Al Qaeda está a levantar a hipótese processar a cidade de Londres bem como os media internacionais pela utilização abusiva das imagens das suas obras bem como do seu próprio nome e do seu fundador. Os seus seguidores irão desde já assinar contratos em que cedem os direitos de imagem à organização terrorista, contratos para os quais já solicitaram a ajuda da empresa de imagem do Luís Figo.

Outro tipo de complicação surge com a realização de contratos, cartas e outro tipo de documentos em que o local seja Londres e o ano seja 2012. Qualquer campanha para passar o Verão de 2012 em Londres terá que passar pela censura e já se está a ver o tipo de coisas que daí possa resultar… "Passe o tempo quente na capital de Inglaterra", ou outras coisas ainda mais complicadas terão que ser aplicadas.

Para depois surge aquela que será a maior das questões… é óbvio que as olimpiadas são um enorme catalisador do turismo, mas até que ponto é que vale a pena patrocinar as olimpiadas? Quem é que se lembra de quem foram os patrocinadores das últimas olimpiadas? Quem é que já comprou algo por causa de ser o patrocinador das Olimpiadas? Houve alguma marca que tenha ganho realmente com o patrocínio? Vale colocar um "®" ou "©"em Londres, ou em 2012? Já se sabia que há muito que o espirito olímpico se tinha perdido para a máquina comercial, mas também podiam ao menos disfarçar...

Sem comentários: